31.3.09

Um guia para viver melhor...


“Eu sei, Senhor, que não está nas mãos do homem o seu futuro; não compete ao homem dirigir os seus passos. Corrige-me, Senhor, mas somente com justiça, não com ira, para que não me reduzas a nada.” Jr 10: 23 e 24

Às vezes a gente questiona a soberania de Deus sobre os rumos que tomamos na vida. É natural se questionar: mas Deus se importa mesmo com qual decisão vou tomar? E, depois de um tempo, a gente aprende que a resposta é: sim, Ele se importa. E como se importa!

Gosto do termo usado por essa versão da Bíblia (é a NVI – Nova Versão Internacional): compete. Segundo o Michaelis, o verbo competir significa:
com.pe.tir
(lat competere) vti 1 Concorrer com outrem na mesma pretensão; rivalizar: Americanos competem com russos na Astronáutica. vti 2 Ser da competência, da alçada ou da jurisdição; cumprir, caber, tocar: Isso não compete ao Governo estadual. vti 3 Pertencer por direito: É à esposa que compete o imóvel. vpr 4 Rivalizar-se: Nela se competem a beleza e o talento. (Conjuga-se este verbo como aderir; é pouco usado nas formas em que ao p se segue i.)


Portanto, não cabe a nós, homens, falhos, limitados, decidirmos os nossos passos. Podemos fazer isso? Claro que sim! A escolha é nossa. A Bíblia fala de um Deus que não impõe suas decisões goela abaixo, mas que, de forma educada, espera a nossa decisão de pedir ajuda. Aí é que entra Jeremias para dizer: Corrige-me (v. 24). E quando decidimos não pedir ajuda? Bem, então assumimos a responsabilidade de sermos guiados pela nossa própria consciência.

Há uma passagem bíblica que eu amo e que fala sobre a visão de Deus com relação à vida em comparação com a nossa visão. É o texto de Isaías 55: 8 e 9. “”Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”.”


Vale a pena colocar um trecho do texto de um missionário, o Jonathan Hibrido, que fala sobre a diferença entre a nossa consciência e o Espírito Santo.

O que é a nossa consciência?
É o atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade; Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; Cuidado com que se executa um trabalho se cumpre um dever; senso de responsabilidade; Conhecimento; Percepção imediata dos acontecimentos e da própria atividade psíquica. (Fonte: Mini Dicionário Aurélio).

A nossa consciência sempre nos aponta para nossas próprias vontades, nossas responsabilidades, a propriedade na execução dos nossos deveres de acordo com nossa percepção do fato naquele momento. Se você vai a uma sapataria comprar um tênis, sua consciência pode te induzir a comprar um Nike porque ele é 12 molas, e vai te trazer um devido conforto ou por você gostar do modelo, ou seja, você quer aquele tênis.

Quando vai escolher uma namorada, (o) tem uma lista de pré-requisitos para a candidata (o) cor dos olhos, cabelos, altura, abdômen, porque na sua análise essa é a pessoa perfeita pra você e é assim que você a quer.


E o Espírito Santo?
O Espírito Santo é o “Auxiliador” das nossas almas, aquele que tem conexão direta com o Deus Onisciente, é Aquele que interpreta nossas orações a Deus e analisa não o que sai da nossa boca, mas oração sincera do coração, que sabia a próxima palavra que seria escrita nesse artigo antes de ser formatada em minha limitada mente, mas que também está sujeito ao profeta. (Fontes: Escrituras Sagradas e Revelação do Próprio).

O Espírito Santo nos aponta pro amanha, para o beneficio do próximo, para as prioridades Dele, nos capacita para executar aquilo que fomos chamados para fazer de acordo com a Sua percepção do fato naquele momento. Se você vai a uma sapataria comprar um tênis o Espírito Santo vai te sugerir não comprar o Nike que você tanto deseja, mas talvez comprar o Timberland mais “troncudo” da loja porque para onde Ele vai te enviar no dia seguinte o Timberland terá muito mais utilidade pra você do que o Nike,ou seja, você vai precisar dele.

Quando vai escolher uma namorada (o), Ele te sugere jogar sua lista no lixo, e buscar alguém que talvez não tenha a cor dos olhos que você gosta, cabelo, altura ou abdômen desejado (mas nada também impede que tenha), mas que supra suas necessidades como cabeça ou ajudadora, que tenha o mesmo ministério que você e não vai ficar enchendo seu saco quando você for obedecer a Deus, esta será a pessoa perfeita pra você! Por que? Porque você precisa!

Sua consciência é singular, só pensa no agora acompanhada pelos seus olhos, que não enxergam o que esta a um metro de distancia de você do outro lado de uma parede, o Espírito Santo é coletivo, conhece suas necessidades em longo prazo, pois seus olhos estão em todo lugar e isso também inclui no futuro. Então em quem confiar, naquele que diz apenas o que você quer ou Naquele que diz sempre o que você precisa?

2 comentários:

Intervenção Crew AT176 disse...

Gostei desse tal de Hibrido ai...

=]

Izabel Pinho disse...

Bem modesto, hein Jonathan??? Hahahahha =)
Mas eu tb gosto desse tal Hibrido ai!